segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

PERDÃO





PERDÃO


"Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete."  (Mateus 18 : 22)
As pessoas costumam dizer que “errar é humano, perdoar é divino”, isto é verdade não somente porque só Deus pode perdoar pecados, mas também porque ninguém consegue perdoar pecados sem Deus. É impressionante como a todo instante somos instados a perdoar, e por que isso? Por que vivemos num mundo repleto de imperfeições, num mundo onde o egoísmo, inveja, a ganância e o ódio cada vez mais imperam. A todo o momento somos vítimas de intolerância, incompreensão, sem falar que podemos ser a qualquer momento apedrejados sem motivo algum.
E num mundo assim, perdoar, realmente não é mesmo a tônica, mais fácil é vingar-se, é pagar o mal com o mal, mais fácil é amaldiçoar quem nos ofendeu, ou maltratou aqueles que amamos. Nosso sentimento natural não é perdoar mesmo, mas é antes revidar. Por isso perdoar é divino.
Então se perdoar é divino, precisamos urgentemente nos divinizar, nos revestir do divino, nos revestir do amor de Deus que excede todo entendimento.  Nós que carregamos a capa de cristãos, não podemos cair de circulo vicioso  de ódio e intolerância.  Nós somos um povo diferente que servimos a um Deus que tem como principal alegria perdoar.
Em sua oração modelo Jesus nos ensinou um principio claro do nosso Pai Celestial, é que Ele nos perdoa no mesmo grau em que perdoamos os que nos ofendem “perdoa as nossas ofensas, assim como perdoamos os nossos ofensores” . Ele mesmo nos deu um grande exemplo na cruz quando pediu ao Pai que perdoassem seus algozes por que eles não sabiam o que estavam fazendo. E que tal o célere ensinamento de perdoar setenta vezes sete?
Não estou insinuando aqui que é fácil perdoar. Se fosse fácil o próprio Cristo não teria falado tanto sobre este assunto. Mas a força do Espírito Santo está em nós, e com esta força podemos perdoar. E é o caminho que precisamos trilhar. O perdão tem o poder de nos libertar. Quem perdoa se liberta do mal. Fica livre para ser feliz. Uma pessoa rancorosa, jamais será feliz, jamais terá dentro de si a alegria da vida e a certeza de que Deus está ao seu lado. Pois com certeza Deus não está dentro de corações que planejam a vingança., e que maquinam o mal para o próximo.  A Bíblia também diz que o amor cobre uma multidão de pecados, e é assim para quem ama genuinamente, não levamos em conta os erros do outro, as ofensas dos outros, seguimos em frente.
As pessoas costumam dizer que “errar é humano, perdoar é divino”, isto é verdade não somente porque só Deus pode perdoar pecados, mas também porque ninguém consegue perdoar pecados sem Deus. Você tem Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.